A Importância de Fazer o Bem no Budismo para Atingir a Iluminação

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

A palavra Zen significa meditação, e muitos budistas dessa linha ou de outras compreendem como o autoconhecimento surge com essa prática, além da atenção plena.
A meditação e a atenção plena são duas das oito vias que existem no caminho budista, desse caminho que leva ao autoconhecimento e ao Nirvana.
Porém as pessoas, muitas vezes, não se preocupam com as outras seis vias, que são resumidas em fazer o bem e não fazer o mau, tanto em pensamentos, palavras, ações e meio de vida.
Existem ainda mais duas vias, que são, nos esforçarmos em tudo que fazemos para atingir o Nirvana e ter a compreensão dos ensinamentos budistas, que são a impermanência, a temporalidade, o desprendimento e a Vacuidade.

 


Assim sendo, como o Zen significa meditação, muitas pessoas esquecem das outras vias do caminho budista, e agora você vai ver a importância delas.
Monge Gesnhô diz que algumas pessoas assam muito na meditação, que o que as faz atingir a iluminação, mas outras não, mesmo se esforçando, e esse reverendo ensina que isso acontece por questões karmicas.
Eu sou Umbandista, e no local que frequento, uma entidade falou para mim certa vez, que o Nirvana também é merecimento.
Você já entendeu?
Muitas pessoas precisam criar karmas positivos, então se engajar no caminho de fazer o bem, e isso o Nobre Caminho Óctuplo ensina, pois Buda percebeu essa importância que tem as boas ações.
É importante fazermos boas ações para criarmos merecimento para nos iluminar.
Mas além de criar merecimentos, fazer o bem traz autoconhecimento em si mesmo, se o fizermos sem estarmos influenciados pelo nosso ego.
As boas ações ajudam muito, pois nos traz merecimentos e o autoconhecimento em si, é algo muito vantajoso, mas uma pratica completa necessita da aplicação do bem.

 


Ao mesmo tempo que as práticas das más ações fazem o contrário.
Então fazer o bem é tão importante, que para algumas pessoas é o que vai permitir elas conseguirem a iluminação, pois necessitam de criar merecimentos para se iluminar.
Para meditar os zen budistas sentam em cima de uma almofadinha chamada Zafu, e muitos deles só pensam em meditar, não em seguir outras vias do Nobre Caminho Óctuplo.
Só vou comentar uma coisa que acho muito engraçada, que uma amiga disse certa vez, que os zen budistas (e ela também é uma zen budista), precisam tirar a bunda do zafu e partir para as boas ações.

 


Sei que ler ou ouvir isso para algumas pessoas foi engraçado, mas outras não gostaram, mas é sempre um alerta, algo que pode nos fazer bem, uma dica, um toque, e assim podemos mudar.
No Zen, assim como na Umbanda, os mentores (no caso da Umbanda) e os Mestres (no caso do Budismo) eles dão broncas que nos ajudam a mudarmos o que não está bom em nós, nos ajudando dessa forma, mas só o fazem para pessoas que estão mais desprendidas dos seus egos, são pessoas que aguentam a bronca, e muitas vezes, até as acham boas.
Então se você que recebeu esses dizeres, tome-os como uma dica que pode ajuda-los, e pode ajuda-los a atingir a iluminação, pois como dissemos, o Nirvana é um merecimento, e consegui-lo é viver o paraíso, pois nossos sentimentos ficam maravilhosos, e consequentemente nossa vida também.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: